Cachoeirinha do Vale Perdido

2

O Parque Ecológico dos Pequizeiros, no Núcleo Rural Santos Dumont (ao lado do Vale do Amanhecer), tem seu nome retirado da árvore que prolifera em grande quantidade no seu enorme terreno. Com uma fauna e flora surpreendente, o paraíso ambiental é uma boa opção para um passeio tranqüilo no fim de semana.
É preciso um pouco de espírito aventureiro.para uma trilha de 5km — que pode ser feita de bicicleta ou também pode ser feita a pé — até o maior destaque do local: a Cachoeira do Pequizeiro (ou do Vale Perdido, como alguns chamam).
Localizado a cerca de 50km do centro de Brasília, o Parque dos Pequizeiros não oferece estrutura especial para os visitantes — não há bebedouros, banheiros, duchas ou lanchonetes. Entretanto, um olhar mais atento mostra que o encanto que há em sua rusticidade, selvagem e admirável. Prato cheio para os que curtem um programa tipo mochila nas costas e muita disposição.
O Córrego dos 15 — já que esse é o número de nascentes que o abastecem — dá origem à queda d’água que, nos fins de semana, é muito visitada pela população de Planaltina, cidade vizinha do parque. “As pessoas não sabem da existência de um parque tão bonito em Brasília”, lamenta Ari. A cachoeira, de água muito gelada, é própria para banho, com piscinas cercadas por rochas. É uma maneira refrescante de terminar a subida, recompensada pela beleza do lugar. As plantas são um espetáculo à parte no parque. Cagaita, pequi, mangaba, murici, jatobá, caju-do-cerrado e buriti são algumas das espécies frutíferas que ficam espalhadas. Além de belas flores, como orquídeas. O cerrado mistura-se à mata ciliar, trazendo uma fauna interessante. Veados-campeiros, raposas, tamanduás, tatus, siriemas e lobos-guará vivem no parque — e nunca trouxeram problemas aos visitantes, garante o administrador. “Se a pessoa estiver de bem com a vida, tudo ao redor também estará de bem”, ensina Ari. “É impossível estar de mal com a vida em um local como esse”.

Dicas:
· Leve água, comida e protetor solar

· Vá de calsados apropriados para terreno acidentado

· Recolha os restos de comida e de lixo

· Lembre-se que no mato só se deixam pegadas e dele só se tiram fotografias

Postar um comentário

2 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Comente o que você achou deste post.

Comente o que você achou deste post.

Postar um comentário

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
To Top