Contaminação por mercúrio nas águas do DF

0

O MPF recebeu estudos que mostram contaminação por mercúrio nas águas do DF.

Foto: Evando F. Lopes

    Um estudo que mostra a contaminação por mercúrio no Observatório Ecológico Águas Emendadas, em Planaltina (DF), foi submetido ao Ministério Publico Federal (MPF).  Segundo José Vicente Bernardi, professor de geofísica da Universidade de Brasília (UnB), a poluição é causada pelo tráfego excessivo de veículos da BR-030.

    Isto ocorre porque as substâncias tóxicas são criadas à medida que os combustíveis fósseis queimam e os pneus se desgastam. A duplicação da DF-128 poderia piorar a situação.  Segundo o MPF, Águas Emendadas é uma nascente que abastece as bacias hidrográficas Araguaia-Tocantins e Paraná, duas importantes bacias hidrográficas do Brasil e da América do Sul. 

    A bacia fornece água ao sul e ao norte do país. Em novembro de 2021, o MPF estabeleceu um processo para monitorar e garantir o cumprimento das políticas nacionais que visam garantir a qualidade das hidrovias do DF. O responsável por esse procedimento é o Ministério Público do Distrito Federal (PR-DF), do MPF.   Bernardi,  professor da ONU, também apresentou  outro estudo discutindo sequestro de carbono,  vazão de rios e medições de nível de água na Serrinha do Paranoá.

    Segundo o MPF, está prevista a construção de  um setor habitacional  nesta área, que abriga o Cerrado. Se o local fosse transferido para uma nova área, teria um impacto significativo no meio ambiente. O promotor Felipe Fritz disse que o estudo é “importante e deve orientar as ações do Departamento de Estado para proteger o meio ambiente e a saúde humana”.  

    Não é apenas uma bacia hidrográfica, mas também uma área de recuperação de água, localizada na área protegida do Planalto Central e  que fornece água aos rios federais Maranhão e São Bartolomeu”, disse.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Comente o que você achou deste post.

Comente o que você achou deste post.

Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
To Top